Alma Festival acontece em agosto na capital

O festival reúne artistas com estilos diversos que vão da música popular brasileira, erudita até a latina.Todas as atrações são gratuitas.

Alma Festival acontece em agosto na capital

O Alma Festival terá sua estreia no próximo dia 12 e irá até o dia 20 de agosto, com uma programação diversificada, tendo o tema “música além do óbvio” como inspiração principal para agregar vários estilos em um único festival. Todas as apresentações serão gratuitas e acontecerão no Floripa Shopping e no Centro Histórico, em Florianópolis. 

É no Floripa Shopping que o bandolinista e compositor, considerado um dos principais instrumentistas do Brasil, Hamilton de Holanda, irá realizar seu show solo. Durante a sua trajetória internacional, Hamilton já dividiu o palco com Wynton Marsalis, Chick Corea, Chucho Valdes, Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, entre muitos outros grandes nomes da música. O show tem data marcada para o dia dos pais, 14, às 17h30 e terá o recurso de audiodescrição ao vivo para pessoas com deficiência visual.

Hamilton tem presença ativa nas redes sociais, e tem números expressivos de seguidores para um músico instrumental. São milhares de ouvintes no Spotify, inscritos no Facebook, YouTube e seguidores no Instagram. No Brasil, ele alcançou status de estrela, recebendo o carinho do público nas ruas e vários prêmios de críticos e pares. É um músico vencedor de vários Grammy Latinos, Prêmio da Música Brasileira, Echo Jazz, Choc e inúmeras indicações.

De acordo com o diretor artístico do Alma Festival, Tiê Fernandes, o evento tem como objetivo democratizar o acesso à música que geralmente fica fora das mídias convencionais. “Nosso critério para elaborar a programação foi a busca por artistas que têm trabalhos relevantes, de vários estilos, priorizando a diversidade e pluralidade de ritmos”, afirma o diretor.

Música com espírito de aventura ganha espaço 

Além do Hamilton de Holanda, o Alma Festival reúne artistas com trabalhos marcados pela interculturalidade e intertextualidade entre estilos. Alegre Corrêa abre o festival no dia 12 às 20h, no Floripa Shopping. Com 40 anos de carreira, o artista se consolidou na Áustria, onde começou sua trajetória tocando com grandes músicos da World Music e jazz, dentre eles Joe Zawinul. Corrêa estará acompanhado de Hemerson Calandrini, Charles Espindola, Dudu Fileti, François Muleka e Gabriela Terra, outros grandes nomes da música catarinense.
Na programação também estão artistas como o grupo de música instrumental Nakatomi Plaza, Luiz Gustavo Zago Trio, Grilo e os Mosquitos, Roger Corrêa e Iva Giracca Quarteto, a cantora Ana Paula da Silva, além da banda Los Desterros, que tem um trabalho voltado para os ritmos latinos. O festival também promoverá um talk online, com o tema “Como fazer música além do óbvio?”, bem como um Workshop gratuito sobre Produção Musical com o pianista e arranjador Luiz Carlos Zago.

Para fechar a programação com chave de ouro, Curumin apresenta seu show com sucessos da carreira no Centro Histórico. Seu estilo incorpora elementos de hip hop, funk, jazz, bossa nova e samba. Além de indicações no Grammy Latino, o artista teve um de seus álbuns entre os melhores lançamentos nacionais do ano, pela Rolling Stone Brasil. 

Patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis - Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural Franklin Cascaes e Lei de Incentivo à Cultura de Florianópolis, o Alma Festival tem o apoio cultural do Floripa Shopping e a produção é da Marte Cultural. Para conferir a programação completa do Alma Festival, acesse o site oficial: www.almafestival.art.br

PROGRAME-SE

Alma Festival - Música Além do Óbvio

Alegre Corrêa e Convidados
12 de agosto, sexta-feira, às 20h no Floripa Shopping

Iva Giracca e Roger Corrêa Quarteto
13 de agosto, sábado, às 16h no Floripa Shopping

Luiz Gustavo Zago Trio
13 de agosto, sábado, às 17h30 no Floripa Shopping

Ana Paula da Silva e Convidados
14 de agosto, domingo, às 16h no Floripa Shopping

Hamilton de Holanda
14 de agosto, domingo, às 17h30 no Floripa Shopping

Grilos e os Mosquitos
20 de agosto, sábado, às 17h no Centro Histórico 

Nakatomi Plaza + MC Versa + MC Dre
20 de agosto, sábado, às 18h10 no Centro Histórico 

Los Desterros
20 de agosto, sábado, às 19h20 no Centro Histórico 

Curumin
20 de agosto, sábado, às 20h40 no Centro Histórico 

Discotecagem Ginga, por Jean Mafra
20 de agosto, sábado, no Centro Histórico 

Quanto? Todos os eventos com Entrada Gratuita
Classificação indicativa? Livre
Saiba mais: www.almafestival.art.br