Bot reúne informações culturais de Florianópolis no WhatsApp

O projeto foi financiado via Lei de Incentivo à Cultura

Bot reúne informações culturais de Florianópolis no WhatsApp

Em bom manezês, “estimada” é uma forma de se referir a uma pessoa querida, prestativa. Não por acaso, Estimada foi o nome escolhido para batizar o Bot Cultural de Floripa, projeto cultural inovador e pioneiro que fornece curiosidades e informações sobre Florianópolis em um bate-papo.

A partir da tecnologia dos chatbots, muito usada em serviços de atendimento aos clientes, a Estimada reúne uma base de informações e curiosidades sobre cultura, tradições, lugares, passeios, gastronomia, fatos e personagens históricos da nossa cidade. O acesso é feito de forma simples e intuitiva pelo WhatsApp, numa conversa organizada em seções e com o auxílio de menus interativos.

São mais de 400 verbetes, tudo no WhatsApp com fácil acesso pelo link www.bot.floripa.com.
A ideia da Estimada surgiu em 2018, dentro do LinkLab da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), como resultado do cruzamento entre o estudo da tecnologia dos chatbots e o interesse pelas coisas de Florianópolis.

Em 2019, o projeto foi aprovado para captação de patrocínio junto à iniciativa privada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Floripa, via Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. O desenvolvimento ocorreu ao longo do ano de 2020.
O que você encontra no Bot Cultural de Floripa

O conteúdo da Estimada está dividido em cinco grandes seções: Cultura, Tradições, Lugares Históricos, Passeios e Memória.

Em Cultura, são reunidos verbetes sobre nomes das artes, destacando suas trajetórias e suas principais obras. Artistas como Luiz Henrique Rosa, Cruz e Souza, Hassis, Valdir Brasil, Zeca Pires, entre outros, já estão no Bot.

Em Tradições, o Bot traz verbetes sobre pesca da tainha, renda de bilro e gastronomia típica, expressões do manezês, entre outros temas. Estimada também faz um resgate do Carnaval e de outras manifestações culturais como o Boi de Mamão, festas e procissões.

Em Lugares Históricos, o destaque são os pontos que todos - moradores e visitantes - devem visitar, mas não sem antes saber mais sobre sua história. Aqui estão verbetes sobre o Mercado Público, a Ponte Hercílio Luz e a Praça XV, além das igrejas, do patrimônio arqueológico e das fortalezas.

Em Passeios, a Estimada apresenta dicas para quem quer programar uma volta por Floripa sozinho, com amigos ou em família. Todos os museus, por exemplo, são descritos pelo Bot, que também aponta sugestões para quem quer passear no Centro da cidade.

Em Memória, o Bot convida para uma volta no tempo. Os verbetes contam a história de personagens e fatos importantes na história da cidade. Nomes como o inesquecível Aldírio Simões, por exemplo, criador entre outras coisas do Troféu Manezinho da Ilha. A Estimada também mata a curiosidade e conta quem foram os personagens que dão nome às principais vias de Floripa.

Serviço: Como acessar o Bot Cultural de Floripa

Para conversar com a Estimada – Bot Cultural de Floripa, é só “chamar no Whats” com acesso fácil pelo endereço www.bot.floripa.com. Ao clicar será aberta a caixa para envio de uma mensagem para iniciar a conversa com o bot.

Depois é só interagir com o menu, escolhendo pelo número as seções e os verbetes que deseja acessar. O contato da Estimada pode ser salvo e repassado normalmente, como um contato comum de WhatsApp.

E para acompanhar as atualizações e participar com sugestões de verbetes, tirar dúvidas sobre acesso ou compartilhar com a Estimada fotos e lembranças sobre Floripa siga @estimada.floripa no Instagram.