Casa da Memória - Centro de Documentação e Pesquisa

Inaugurada em 30 de março de 2004, a Casa da Memória de Florianópolis é um Centro de Documentação e Pesquisa da vida social e cultural do município. O espaço reúne, restaura, organiza, preserva e divulga registros visuais, sonoros, bibliográficos e documentais relativos à história, à memória, à identidade e à produção cultural da cidade. Parte do acervo é composto de doações feitas pela população.

Com 470 metros quadrados, o prédio da Casa da Memória está situado no centro histórico da cidade, próximo à Catedral Metropolitana. A edificação foi erguida em 1929 para sediar o antigo Partido Republicano Catarinense, na gestão do então governador Adolfo Konder. Entre 1949 e 1978, abrigou o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC). Posteriormente, até 1995, sediou a seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que se transferiu para um novo espaço.

Tombado por leis municipal e estadual, o casarão foi doado em dezembro 1999 pelo governo do Estado à Prefeitura Municipal de Florianópolis, que fez a restauração do edifício. O imóvel de arquitetura eclética, com dois pavimentos e um porão alto, remete ao estilo de construção da moda na década de 1920, o art nouveau. A fachada apresenta longas aberturas, esquadrias em madeira, vidros jateados e rebaixos geométricos.

Gerida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, a Casa da Memória reúne fotografias, filmes, discos, vídeos e arquivos sonoros de diversas épocas. Entre as preciosidades, guarda o Banco de Imagens Sylvio Ferrari, com milhares de fotografias e o Arquivo Zininho.

Endereço: Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro - Esquina com Rua Anita Garibaldi
Contato: casadamemoriaflorianopolis.ffc@pmf.sc.gov.br

AVISO: Em virtude da pandemia, entre em contato previamente para verificar a disponibilidade de agendamento.