Centro Cultural Bento Silvério

Centro Cultural Bento Silvério

O Centro Cultural Bento Silvério é composto por dois casarões e também ficou conhecido como “Casarão da Lagoa” e “Casa de Máquinas”. A estrutura em frente a rua Henrique Veras do Nascimento já foi uma Estação Radiotelegráfica e no prédio anexo era onde ficavam os equipamentos, por isso o nome “Casa das Máquinas”.

As edificações apresentam características arquitetônicas do período pós-revolução industrial. O conjunto de edifícios é o único exemplar deste tipo de arquitetura em Florianópolis e e por sua relevância foi tombado como patrimônio arquitetônico de Florianópolis em 1985. Até 1980 o imóvel pertencia ao Governo Federal, foi depois transferido para o município e para administração da Fundação Cultural Franklin Cascaes.

O Centro Cultural  Bento Silvério tem como objetivo preservar a memória e promover tradições culturais da cidade. O seu espaço é utilizado também para oferecer cursos, apresentações artísticas, encontros de rendeiras, empréstimos de livros da biblioteca .

Além disso, o CCBS abriga o Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis, criado pelo Decreto 10.048/12, que tem o objetivo de apoiar a produção do pólo artesanal, promovendo a distribuição, comercialização e divulgação da produção da Renda de Bilro. Como parte dos serviços oferecidos está a venda de rendas, o empréstimo  de piques (moldes) e a conexão entre empresas e rendeiras. 

Quem foi Bento Silvério:
O jornalista Bento Silvério nasceu em 5 de março de 1951. Morador da Lagoa da Conceição, ficou conhecido como repórter de política catarinense, destacou-se em concursos de contos da Universidade Federal de Santa Catarina. Entre a sua obra, está o livro "Entropia e Evasão: contos”. O Centro Cultural recebeu seu nome em 1987, após o seu falecimento. 


Endereço: R. Henrique Veras do Nascimento, 50 - Lagoa da Conceição
Contato: casadamaquinasccbs@gmail.com - (48) 3232-1514
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 13h às 19h

AVISO: Em virtude da pandemia, entre em contato previamente para verificar a disponibilidade de agendamento.