Colonização de Santa Catarina é tema de contação de histórias

Projeto via Fundo Municipal irá contemplar escolas municipais

Colonização de Santa Catarina é tema de contação de histórias
Foto de Victor Giusti
Colonização de Santa Catarina é tema de contação de histórias

Navio, piratas, monstros, fatos e fantasias fazem parte da contação de histórias “Porto Tempestade – Uma Odisseia”. A contação é uma criação das atrizes  florianopolitanas Jaqueline Cisne e Juliana Riechel. O texto foi desenvolvido a partir de pesquisas  históricas do período de colonização da Ilha de Santa Catarina, de maneira que muitos dos  eventos narrados têm base em situações verídicas. Porém, inspiradas nas grandes odisseias navais  e mesmo na grande Odisseia de Homero, a peça traz uma série de lendas dos povos da américa  latina para dar aquele ar fantástico ao texto. 


O período que se conta na história é o século XVII, nesse momento os países da América  Latina eram em maioria colônia dos impérios: Portugal e Espanha. Os grupos nativos ou  indígenas estavam em constante luta por sobrevivência e garantia de seu território. O mar era  o principal veículo entre os países da Europa e suas colônias pelo resto do mundo. A ilha de  Santa Catarina era território de interesse às navegações que transitavam entre os oceanos 
pacífico e atlântico. Nela estavam a família e indígenas escravizados do bandeirante Francisco  Dias Velho, então fundador do povoado de Nossa Senhora do Desterro.  


A contação de história é fruto do objeto do projeto: Histórias da Ilha e como  contrapartida, pela oportunidade de montagem através do Fundo Municipal de Cultura da  Prefeitura de Florianópolis, será disponibilizada em formato virtual e contemplará 03  Instituições Públicas de Ensino da cidade de Florianópolis, sendo elas: E.B.M. José do Valle  Pereira, E.B.M. Donícia Maria da Costa e E.B.M. Mâncio Costa - Escola do Futuro. Após a  disponibilização da contação de história, as idealizadoras do projeto realizarão uma roda de  conversa com as turmas contempladas pela contrapartida. 

Esse projeto é financiado com recurso público oriundo do Edital de Apoio às Culturas 2020 promovido pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.


Sinopse “Porto Tempestade – Uma Odisseia” 
Porto Tempestade acompanha a trajetória da embarcação Nuestra Señora de Aranzazu desde  sua saída de Lima/Peru até sua chegada na Ilha de Santa Catarina. Neste percurso, o barco irá  se deparar com mistérios e desafios baseados em lendas fantásticas dos povos originários, bem  como o fatídico encontro de Thomas Frins e Francisco Dias Velho.  
 

Ficha Técnica 
Direção Artística, Produção Geral, Dramaturgia e Teatro de Sombras  - Jaqueline Cisne 
Atriz e Assistente de Produção  - Juliana Riechel 
Cenografia  - Cristian Emílio Cardona 
Para mais informações siga a página do projeto no Instagram: @projeto_historiasdailha.