Escolas recebem palhaçaria e contação de história

Projeto patrocinado pelo Edital de Apoio às Culturas acontece em 8 instituições

Escolas recebem palhaçaria e contação de história
Escolas recebem palhaçaria e contação de história

Uma infância cheia de histórias, lendas, personagens e um universo fantástico foi o que inspirou a criação do Projeto (En)Cantos de uma Ilha. Débora de Matos, nasceu em Florianópolis na década de 80 e é a criadora do projeto. Atriz, palhaça e nativa da Ilha, visitou comunidades da Grande Florianópolis para resgatar narrativas, cantigas e brincadeiras junto às rendeiras, benzedeiras, pescadores, e moradores. 


O resultado, Ilha de Encantaria, é uma contação de história carregada de singularidade. “Como uma rede de pescaria ou um trabalho em bilro, sinto a alegria de ir tramando, nó a nó, ponto a ponto, uma malha de encantaria, tecida por histórias vividas e inventadas pelo povo desta terra", completa a atriz. 
A obra é um trabalho solo elaborado no abraço de uma equipe de artistas que, com suas bagagens, costuraram junto essa construção de memórias e invenções. 


Ilha de Encantaria tem classificação livre e circulará, em formato virtual, por 08 Instituições Públicas de Ensino, nas cinco regiões da cidade, por meio de transmissões ao vivo em plataforma interativa (Google Meet). A atividade oportunizará uma experiência lúdica junto ao processo de ensino de professoras e professores da rede pública (séries iniciais). E, como história puxa história, ao final de cada apresentação, a palhaça Esmeralda (Débora de Matos) seguirá na sala virtual para uma roda de conversa com as turmas.


O projeto é financiado com recurso público oriundo do Edital de Apoio às Culturas 2020 do Fundo Municipal de Cultura, promovida pela  Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.


As apresentações integram a programação de comemoração dos 20 anos da Traço Cia. de Teatro, companhia de referência em palhaçaria no Estado de Santa Catarina.
Ficou com vontade? Acesse o perfil no Instagram para conhecer um pouco dessas histórias (@ilhadeencantaria - link de acesso ao registro da obra disponível na descrição do perfil). 


SERVIÇO
O quê? Ilha de Encantaria (contação de história + palhaçaria)
Quando? 17 a 21 de maio de 2021
Onde? Escola Básica Municipal de Florianópolis/SC (Coqueiros, Armação, Sambaqui, Barra da Lagoa, Tapera, Caeira da Barra do Sul, Canasvieiras e Serrinha)
Como? Encontros pela plataforma Google Meet
Acesso ao registro da obra disponível durante o mês de maio no Instagram @ilhadeencantaria