Espetáculo Desajustada acontece dias 26 e 27

Após três décadas de carreira nas artes circenses, Vanderléia Will apresenta seu solo como palhaça, a comédia sem falas “Desajustada”.

Espetáculo Desajustada acontece dias 26 e 27

DESAJUSTADA dá continuidade à pesquisa que a atriz, Vanderléia Will,  desenvolve desde 2003 com o espetáculo De Malas Prontas, comédia que aborda a dificuldade de diálogo sem apresentar falas e que, após circulações nacionais e internacionais, segue em cartaz até hoje.
O projeto após ser contempladaocom os editais de apoio a cultura do Estado de SC e Prefeitura de Florianópolis, mergulha nessa nova montagem teatral em uma pesquisa sobre o universo feminino. Entende que em um contexto em que as artistas circenses abdicam da figura de adereço estético, as mulheres palhaças têm mostrado sua força ao convocar o imaginário coletivo a associar mulher e comédia de uma forma mais potente em busca da visibilidade. Nesse movimento elas se legitimam como protagonistas de discursos cômicos, materializam liberdade com a sua presença e se espalham para ocupar mais esse espaço.
O projeto marca também o encontro entre Will com a palhaça e diretora Lily Curcio da Cia Seres de Luz Teatro/SP, e a atriz Milena Moraes (Cia La Vaca/SC), que atuou como artista-provocadora.
Este espetáculo foi financiado com recurso público oriundo do Edital de apoio às Culturas 2020. E foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/ Edição 2020.”

SOBRE A ARTISTA:
Atriz, comediante, diretora e produtora cultural na cidade de Florianópolis, Vanderleia Will fundou em 1998, com outros artistas, a Cia Pé de Vento Teatro, com quem idealizou e realizou projetos importantes com foco na valorização do ofício do palhaço no Brasil. Dentre eles estão a “Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica”, o “Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina”, o espetáculo “De Malas Prontas” e o espaço cultural Circo da Dona Bilica.
“Palhaças jogam com a desproporção e a descontração, e não são necessariamente discretas. Palhaças são sensuais, grotescas, inteligentes, bobas, sacanas, ingênuas, fortes, frágeis, feias e bonitas. Tudo ao mesmo tempo. São protagonistas dos seus corpos, de seus gestos, de suas narrativas. Têm a liberdade de criar, de mostrar a sua forma de ver o mundo, de improvisar. Elas manipulam todas as suas qualidades e ações. Não são e não querem ser as mulheres aceitas socialmente. Não são e não querem ser as “perfeitas”, “gostosas”, “belas, recatadas e do lar”. Palhaças são sinônimos de resiliência e poder.” [Vanderleia Will]

SINOPSE:
Desajustada é um espetáculo cômico e sem palavras que utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao seu cotidiano para refletir sobre uma estrutura social limitante. Gags, pitadas de mágica, truques e pequenas ilusões, colaboram para apresentar o panorama de um território ora patético, ora bombástico, mas sempre sob os domínios da atriz e palhaça Vanderleia Will.  

FICHA TÉCNICA:

DESAJUSTADA
Criação e performance: Vanderleia Will  
Direção: Lily Curcio 
Provocações: Milena Moraes
Concepção Iluminação e Cenografia: Eduardo Brasil
Trilha sonora original: Eduardo Guimarães
Figurino: Dé Beirão
Costureira:Iraci Machado Goulart
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Assessoria de mágica: Junior Pezzato e Diogo Alvares
Filmagem e edição: Ana Clara Amaral
Fotos: Ana Clara Amaral e Eduardo Brasil
Assessoria de imprensa: Juliano Zanotelli
Produção: Vanderleia Will
Realização: Cia Pé de Vento Teatro
Duração: 50 min
Classificação etária: 14 anos

Este espetáculo foi financiado com recurso público oriundo do Edital de apoio às Culturas 2020.
Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/ Edição 2020.

 

Serviço:

 

O quê?
Estreia do espetáculo DESAJUSTADA, de Vanderleia Will (exibição on-line e gratuita)

Quando?
26 e 27/08, sempre com sessões às 16h e às 20h 

Onde?
Youtube Pé de Vento Teatro. Clique aqui.