Festas do Divino Espírito Santo

Festas do Divino Espírito Santo

O Bem Cultural “Festas do Divino Espírito Santo”, acontecem anualmente nas  Comunidades de Florianópolis, cinquenta dias após a Páscoa, durante  Celebrações de Pentecostes. É uma prática coletiva que mescla  celebrações religiosas, profanas e folclóricas. Esta manifestação popular foi introduzida na  região por volta de 1748 pelos açorianos.

Por seu valor ancestral, histórico e Cultural recebeu o “Título de Bem do  Patrimônio de Natureza Imaterial ou Intangível do Município de Florianópolis”. A tradição enraizou-se em várias cidades do litoral catarinense , especialmente no município de Florianópolis. 
Desse expressivo conjunto simbólico que traduz a devoção ao Espírito Santo  fazem parte bandeira, cetro, salva, coroa, cantorias, promessas, pãezinhos, bailes,  bingos, missa solene, novenas, bênçãos e peditórios, além da  procissão da corte imperial e coroação do imperador. 

A saída da Bandeira do Divino em romaria pelas ruas anuncia o início do Ciclo do Divino  Espírito Santo, ao som de rabeca, viola e tambor, os foliões do Divino seguem de casa em  casa, divulgando a festa e arrecadando donativos. Ornada com fitas multicoloridas e com  uma pomba branca colocada no alto do mastro, a bandeira tem presença emblemática em  todas as cerimônias e é considerada um dos principais símbolos do evento, que tem como  ponto alto a cerimônia de coroação do Imperador. 
Rica em significados, a Festa do Divino  Espírito Santo comemora a esperança na chegada de uma nova era, um tempo futuro em que  predomine a paz, a partilha, a solidariedade, a liberdade, a caridade e a união das pessoas  para prevalecer o Império da Igualdade. 

A Festa do Divino acontece em quatorze  comunidades: Centro ,  Ribeirão da Ilha, Estreito, Trindade, Rio Tavares, Monte Verde, Prainha, Pântano do Sul,  Lagoa da Conceição, Campeche, Santo Antônio de Lisboa, São João do Rio Vermelho,  Barra da Lagoa e Canasvieiras. 

As Festas do Divino Espírito Santo do Município de Florianópolis estão registradas como Patrimônio Imaterial ou Intangível pelo processo nº 002/2017. Encaminhada pela Irmandade Ides, e Casa dos Açores de Santa Catarina. Registrado no Livro II Das Celebrações - Página 03, em 05 de maio de 2018. Decreto nº 18.555/2018.


FONTE: 
DOSSIÊ DE REGISTRO, Prefeitura Municipal de Florianópolis/Secretaria de Cultura/Fundação  Cultural Franklin Cascaes/2018 

NUNES, Lélia Pereira da Silva. Caminhos do Divino-Um Olhar sobre a festa do Divino Espírito  Santo em Santa Catarina. Florianópolis, Editora Insular, 2010. 

MARQUES, R, A Coroa do Divino Espírito Santo, 2005. 

www.portaldodivino.com.br/artigos