FINAS & CARICATAS – MEMÓRIAS DO CARNAVAL DO ROMA

La Vaca Companhia de Artes Cênicas realiza workshop online de pesquisa documental em novembro

FINAS & CARICATAS – MEMÓRIAS DO CARNAVAL DO ROMA

O projeto de pesquisa em patrimônio imaterial Finas & Caricatas - Memórias do Carnaval do Roma, contemplado pelo Edital de Apoio às Culturas 2020, visa recuperar e preservar memórias sobre o Carnaval do Roma − manifestação histórica seminal da cultura carnavalesca e LGBTI+ da cidade de Florianópolis − entre as décadas de 1980 a 1990. 

A fim de difundir os resultados e estimular a criação de novos projetos sobre temas correlatos da construção do imaginário social de Florianópolis, o projeto realizará um workshop online e gratuito sobre o processo da pesquisa, na qual os participantes terão acesso a detalhes da pesquisa, métodos, relatos e imagens, assim como conhecerão outros trabalhos documentais desenvolvidos pela Companhia, todos com direção do artista Renato Turnes.

O projeto é financiado com recurso público oriundo do edital de apoio às culturas 2019/2020. A realização é da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Fundo Municipal de Cultura.

 

Data: 29/11/2021, segunda-feira, das 14 às 18h.

Carga horária: 4h

Vagas: 20

Público alvo: Interessados na metodologia da pesquisa

Inscrições https://bit.ly/FinasCaricatasFundo 

IG: https://www.instagram.com/cialavaca/ 

FB: https://www.facebook.com/CiaLaVaca 

Dúvidas: cialavaca@gmail.com 

 

La Vaca é uma companhia brasileira de teatro criada pelos artistas Milena Moraes e Renato Turnes, em Florianópolis. Em 2008 iniciou sua trajetória estabelecendo parcerias com dramaturgos da nova cena latino-americana. Desenvolveu projetos que incluem linguagens diversas, expandindo a experiência com o palco tradicional para o teatro contemporâneo, intervenções urbanas, performance e audiovisual, firmando relações criativas e profissionais com artistas de outros coletivos. Em pouco mais de uma década de atuação, segue investindo na produção de trabalhos politicamente comprometidos, que buscam o diálogo potente com os espectadores.

 

Renato Turnes é ator e diretor de teatro e cinema, roteirista e documentarista. Como ator se destacou com a criação da Trilogia Lugosi, série de solos de terror a partir de textos de Poe, Lovecraft e Bonassi. Fundou a La Vaca Cia de Artes Cênicas, junto a qual dirigiu Mi Muñequita, Kassandra, e Uz, além de atuar em Le Frigô e Ilusões. Fora da cia, dirigiu também Emoções Baratas (Cia Experimentus), Eu Faço Uma Dança que a Minha Mãe Odeia, Parte da Paisagem e Eco (Karin Serafin), Dona Bilica Naquele Tempo (documentário e espetáculo - Pé de Vento Teatro), Cartografia do Assédio (Coletivo Karma) e Rinha (Grupo Risco). Entre seus roteiros para cinema destaca-se o curta Selma Depois da Chuva. Nos últimos anos, seu trabalho como criador investiga as relações entre documentário e performance. O recente projeto Homens Pink, sobre memória da comunidade LGBTI+, resultou em filme documentário e espetáculo (em versão online). Em 2021, dirigiu e editou o documentário O Amigo do Meu Tio.