Galeria de Arte do Mercado Público

Galeria de Arte do Mercado Público
Galeria de Arte do Mercado Público
Galeria de Arte do Mercado Público

A Galeria de Arte do Mercado Público - Sala José Cipriano, recebeu esse nome em homenagem ao reconhecido artista catarinense. A Galeria busca  consolidar-se como espaço de exposições da cultura tradicional e popular, possibilitando aos novos artistas ou com reconhecida trajetória comporem o calendário de exposições temporárias e de eventos no campo das artes visuais. 

O espaço onde se situa a Galeria foi construído em 1928, quando o Mercado Público recebeu ampliação com a construção da segunda ala. Em 1986, o local recebe sua primeira reforma e ao longo dos anos passou a ter diversas funções, desde setor administrativo da Prefeitura Municipal e até como  restaurante de comida típica da Ilha.
 
Em 2015 foi realizada uma reforma geral no espaço e a torre foi denominada “Sala de Atos”, tornando-se um espaço para solenidades da Prefeitura. A partir de 2018, por meio da Lei. 10.363, o espaço passou a se chamar Sala José Cipriano da Silva.
 
A iniciativa de ter um espaço com tais características está em consonância aos princípios do Plano Municipal de Cultura, que destaca a importância de promoção das diversas expressões culturais representativas de povos, territórios e comunidades culturais, com foco na formação de público para a promoção do respeito à cultura.
 
Que foi José Cipriano da Silva
 
O artista José Cipriano da Silva é nasceu em  São José e desde jovem demonstrou interesse pelo desenho. Aos 62 anos, o artista intensificou sua produção, resgatando a história e a cultura da Grande Florianópolis por meio de pinturas, pôsteres, postais, mosaicos cerâmicos, entre outros. É autor dos livros “Igrejas – Grande Florianópolis” e "São José – Uma Cidade Imperial". A obra de Cipriano é um trabalho de pesquisa, dedicação e amor a sua terra.

Endereço: Acesso pela Rua Deodoro, 60-  Piso Superior do Mercado Público, Torre próxima a Praça da Alfândega, Centro
Contato: 48 3206 9042  |  galeria.municipal@gmail.com

 

AVISO: Em virtude da pandemia, entre em contato previamente para verificar a disponibilidade de agendamento.