Inscrições abertas para BERRO: Laboratório Criativo de Artes, Memória e Comunidade

O projeto reúne adolescentes de seis bairros para dialogar sobre assuntos emergentes como a sustentabilidade e a memória cultural de Florianópolis através das artes

Inscrições abertas para BERRO: Laboratório Criativo de Artes, Memória e Comunidade

Inscrições abertas para BERRO: Laboratório Criativo de Artes, Memória e Comunidade
O projeto reúne adolescentes de seis bairros para dialogar sobre assuntos emergentes como a sustentabilidade e a memória cultural de Florianópolis através das artes

Até 30 de setembro, adolescentes de 13 a 15 anos podem inscrever-se gratuitamente para o primeiro “BERRO: Laboratório Criativo de Artes, Memória e Comunidade”. Através de encontros que reúnem teatro, dança, e outras vivências artísticas, os participantes trabalharão assuntos emergentes da sociedade como sustentabilidade, patrimônio cultural e os sensos de comunidade. 

“O foco do projeto é criar um espaço de encontro de pessoas, ideias e áreas e, com isso, estimular uma troca maior entre adolescentes e suas realidades sociais, encorajando a ter uma participação mais ativa e comprometida na construção da sustentabilidade e do patrimônio cultural de seus próprios bairros”, conta o arte-educador e engenheiro ambiental Luiz Gabriel Vasconcelos. “O BERRO será mais que uma oficina de artes, será um laboratório de ideias onde adolescentes serão protagonistas do que querem criar para falar e refletir sobre suas vidas, suas comunidades, e sua cidade, num encontro entre artes e sustentabilidade”, explica o coordenador e arte-educador do projeto Lucas Viapiana.

BERRO é voltado para pessoas moradoras dos 5 bairros que formam a Bacia Hidrográfica do Itacorubi (Pantanal, Santa Mônica, Itacorubi, Córrego Grande, Trindade) e também a Lagoa da Conceição, e conta com vagas reservadas para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O laboratório envolve 08 encontros ministrados pelos arte-educadores Lucas Viapiana e Luiz Vasconcelos, com orientação pedagógica de Emanuele Mattiello e produção de Leandro Lunelli. Ao final do LabBERRO será feita uma intervenção artística criada coletivamente por adolescentes e uma roda de conversa com o arte-educador Vicente Concilio (prof. Dr. do Centro de Artes – Udesc). 

As inscrições podem ser feitas nas escolas da região ou por e-mail [projetoberro2021@gmail.com]. Serão selecionados 10 participantes e o resultado será divulgado até 02 de outubro de 2021.  Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas em https://www.instagram.com/projetoberro/ Todas as atividades são gratuitas. O projeto tem o apoio institucional do Centro Comunitário do Córrego Grande e do Centro de Artes da Udesc, e em 2021 está financiado pelo edital do Fundo de Apoio às Culturas 992/2019 promovido pela Fundação Municipal de Cultura de Florianópolis Franklin Cascaes, da Prefeitura Municipal de Florianópolis. 

A equipe do projeto convida: “BERRO é um espaço de escuta, de acolhimento, de incubação de novas ideias. BERRO é reverberação e protagonismo de adolescentes na cultura e na história. BERRO é a conexão desses jovens com suas comunidades, a partir de iniciativas criativas em rede. BERRO é rede. BERRO é um zoom nos contextos de cada bairro a fim de rememorar os seus saberes, tradições, conhecimentos populares, patrimônios imateriais com valor inestimável. BERRO é um despertar para o respeito, valorização e apropriação desse patrimônio. BERRO é o grito de um bairro feito com e pela comunidade. BERRO é um berro nosso por uma sociedade mais sensível, mais sustentável, que respeite e valorize a diversidade cultural como seus patrimônios. Bora BERRAR um pouquinho com a gente?!”.

Serviço:

Quem pode participar? Adolescentes entre 13 e 15 anos, dos bairros Pantanal, Córrego Grande, Trindade, Santa Mônica, Itacorubi e Lagoa da Conceição. O projeto dará apoio para o deslocamento.

Onde? Centro Comunitário do Córrego Grande – R. João Pio Duarte Silva, nº 1415

Quando? Encontros todas as quartas à tarde, 14h às 17h, de 27 de outubro a 04 dezembro de 2021 (único sábado), com os arte-educadores Lucas Viapiana e Luiz Gabriel Vasconcelos (Quick). Todas as atividades são gratuitas. Vale certificado de participação.

Inscrições? Até 30.setembro nas escolas da região ou por e-mail projetoberro2021@gmail.com

Mais informações? https://www.instagram.com/projetoberro/

 

*** contato para imprensa: 48991450019 (Emanuele) ou 48-99175-0265 (Lucas).