Livro reúne contos e ilustrações sobre o modo de viver do manezinho

Lançamento on-line acontece dia 7 às 8h

Livro reúne contos e ilustrações sobre o modo de viver do manezinho

O escritor André de Oliveira e o arquiteto, fotógrafo e designer gráfico Joel Pacheco lançam nesta quarta-feira, 7 de julho, às 18h, o livro “As Côsa de Sêo Maneca”. O evento de lançamento ocorre on-line com transmissão gratuita.

Com 64 páginas, a publicação bilíngue português-inglês traz 10 contos sobre o cotidiano de Florianópolis, evidenciando o modo de viver da comunidade de base açoriana tradicional, que começou a ser forjada há mais de 270 anos.A edição própria marca a estreia de André como autor e o quinto título com a assinatura de Joel, pesquisador da paisagem, da etnografia e da cultura popular da Ilha de Santa Catarina, responsável pelas ilustrações que acompanham os textos e por todo o planejamento visual do impresso.

Personificação da figura do manezinho, habitante com raízes seculares na região da Capital catarinense, Sêo Maneca leva o leitor a passear por diferentes cantos da Ilha e do Continente, mostrando uma cidade de outrora, que não existe mais, ou tornada invisível pela modernidade, mesmo que ainda esteja ali, diante dos olhos. A graça sutil e brejeira nas palavras e nas imagens revela, de conto em conto, o olhar atento de quem conhece os lugarejos, os costumes e a realidade da hoje “Floripa”. As rivalidades futebolísticas, a Festa do Divino Espírito Santo, o boi de mamão, a farra do boi e outros temas vão surgindo em episódios imbuídos de pureza e inocência.

Segundo Joel, “o objetivo é fortalecer a cultura do manezinho, promovendo nossa história, nossa maneira de falar, as festas típicas e, sobretudo, mostrar o caráter amigável, fiel e cordial do nativo. É necessário difundir as informações culturais sobre a comunidade, mostrar a importância desse patrimônio literário ao cidadão comum, ao estudante, ao professor e ao turista”.

A tiragem inicial, de dois mil exemplares, será distribuída, gratuitamente, em bibliotecas e escolas públicas, fundações de cultura, centros comunitários, associações pesqueiras e tradicionais de bairros como Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Ingleses, Santinho, Armação, Pântano do Sul, entre outros.

Este projeto é financiado com recurso público oriundo do Edital de Apoio às Culturas 2020 promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Participe: para assistir ao lançamento e conversar com os autores durante a videoconferência, basta acessar o link meet.google.com/tbq-gwcv-ukn.

Serviço
O quê: lançamento virtual do livro “As Côsa de Sêo Maneca”, de André de Oliveira e Joel Pacheco
Quando: 7/7, quarta-feira, às 18h
Onde: Google Meet (meet.google.com/tbq-gwcv-ukn)