Livro sobre o Ciclo do Divino é lançado no Mercado Público

Livro sobre o Ciclo do Divino é lançado no Mercado Público
Corte Imperial em Santo Antônio de Lisboa
Livro sobre o Ciclo do Divino é lançado no Mercado Público

No dia 27 de maio, acontece o lancaçamento do livro Caminhos do Divino: um olhar sobre a Festa do Espírito Santo em Santa Catarina, da escritora Lélia Pereira Nunes. A cerimônia acontece no vão do Mercado Público às 16h. Atendendo a todos os requisitos sanitários, o evento terá uma apresentação musical e exposição de trajes e da bandeira do Divino.


Em Santa Catarina, segundo as pesquisas da autora, que é socióloga, professora aposentada da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e membro da Academia Catarinense de Letras (ACL), a tradição é fruto da diáspora açoriana e está presente em dezenas de municípios do litoral catarinense e até em cidades do Vale do Itajaí e no Planalto Serrano.


Toda essa diversidade de manifestações culturais está presente no livro que faz um amplo mapeamento da Festa do Divino em Santa Catarina. Na apresentação que faz nas páginas iniciais da obra, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, observa que esta é uma das mais belas e antigas tradições presentes na Ilha. 
Promovida pela irmandade do Espírito Santo, na região central, desde 1776, a festa é uma referência cultural e se mistura com a história da diáspora açoriana no nosso estado, tanto que a terceira edição, revisada e ampliada, marca as comemorações dos 272 anos da chegada dos açorianos, em 1748, no porto de Desterro.

 

A obra de 268 páginas, ilustrada, é resultado de uma pesquisa que se iniciou em 1987, percorreu o Brasil e os Açores, e faz o registro da história social, dos símbolos, do ritual e das formas de celebração da festa realizada nas diferentes comunidades