Sexta Jazz AF apresenta releituras em tributo a Brad Mehldau

O espetáculo gratuito é realizado pela Aliança Francesa Florianópolis. Show será no dia 22 de julho, às 20h, no Villa Romana Shopping

Sexta Jazz AF apresenta releituras em tributo a Brad Mehldau
Sexta Jazz AF apresenta releituras em tributo a Brad Mehldau
Sexta Jazz AF apresenta releituras em tributo a Brad Mehldau

A edição de julho do Sexta Jazz AF leva para o palco releituras jazzísticas dos Beatles, Jimi Hendrix, Radiohead e alguns clássicos dos anos 1990. O Especial Brad Mehldau apresenta um tributo ao pianista de jazz norte-americano de 51 anos conhecido por fazer parte da geração dos Young Lions. O concerto, promovido pela Aliança Francesa de Florianópolis, terá como convidados o pianista Luiz Gustavo Zago e o baterista Richard Montano, além do contrabaixista Tiê Pereira. Dia 22 de julho, às 20h, no Piso G3 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, na Capital. A entrada é gratuita, vagas limitadas. 

Young Lions é o nome de uma geração de músicos que despontou no começo dos anos 1990 e que começou a fazer um resgate do jazz antigo e puro, pré-1980 — década marcada pela fusão de sonoridades. “Brad Mehldau é parte desse grupo que, embora se empenhasse em retomar um jazz mais purista, fez música com várias influências modernas e próprias. Ele foi influenciado pelo rock dos anos 1980 e 1990 e isso é evidente a partir de várias releituras de bandas, como RadioHead, Soundgarden e outras coisas mais antigas, como Os Beatles, por exemplo”, explica Tiê Pereira, curador do Sexta Jazz AF.

Esta será a primeira vez que o Sexta Jazz AF homenageia Brad Mehldau a partir de um repertório focado nessas releituras. Segundo Tiê Pereira, a escolha dos músicos para esse concerto foi pontual: Bill Evans (1929-1980) foi um pianista de jazz norte-americano que teve grande influência em Brad Mehldau e também na música de Luiz Gustavo Zago. Além disso, o catarinense é também conhecido pelo modo de tocar jazz com fortíssima influência da música popular.  Já o baterista Richard Montano é um jazzista conhecido pelo estilo não purista e que tem influência de vários sons em seu modo de fazer música.

Sexta Jazz AF: mais importante projeto de jazz de SC

Promovido pela Aliança Francesa Florianópolis desde 2014, o Sexta Jazz AF se consolidou como um dos mais importantes projetos gratuitos de música instrumental da Capital. Até o final de 2022, estão previstas dez edições, sempre nas sextas-feiras, às 20h. A cada edição, os curadores convidam músicos importantes da cena musical de Santa Catarina e do Sul do país para concertos que homenageiam ícones do jazz mundial. 

Em julho, o Sexta Jazz AF será, mais uma vez, ponto de arrecadação de comida, roupas e brinquedos que serão doados às famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Conselho Comunitário do Córrego Grande (CCCG). Para ajudar, basta levar alimentos não perecíveis, agasalhos e brinquedos novos ou usados em bom estado no dia do evento. 

Para quem curte cerveja artesanal, haverá venda de chope e vinho no local. Não é permitida a entrada com bebidas.

O Sexta Jazz AF de julho é viabilizado com patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Apoio cultural do Villa Romana Shopping. Produção da Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis.  Promoção da Itapema FM. 

Agende-se

Sexta Jazz AF apresenta: Especial Brad Mehldau

Quando: sexta, 22/7, 20h
Onde: Piso G3 do Villa Romana Shopping (Av. Me. Benvenuta, 687 - Santa Mônica, Florianópolis)
Quanto: gratuito.  Sujeito à lotação do espaço
Mais informações: www.affloripa.com.br

Classificação: Livre