Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha abre inscrições

Desde 2019 o projeto promove atividades culturais no bairro integrando pessoas de 8 a 80 anos

Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha  abre inscrições

Os participantes podem esperar por muitas atividades que mesclam diferentes técnicas teatrais, entre jogos que instigam a criatividade, a imaginação, melhoram a atenção e a ansiedade, trabalham a autoestima e a segurança. As inscrições já estão abertas e as aulas começam dia 14 de julho de 2021. Podem participar pessoas de 8 a 80 anos. O aspecto intergeracional do projeto incentiva ainda mais a troca de saberes, valores, memórias e práticas entre gerações da comunidade. As aulas serão online, mescladas por alguns encontros presenciais seguindo todos os protocolos de segurança contra a COVID 19 e decretos vigentes.

O projeto Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha vem trabalhando há 3 anos em parceria com o Conselho Comunitário do bairro. Segundo o arte educador Guilherme Porte, idealizador do projeto, “o Teatro Comunitário fortalece os valores, promove afeto e incentiva o pensamento crítico e estético da e entre a comunidade, além de descentralizar atividades culturais no município, facilitando o acesso da população a projetos artísticos e culturais, aspecto fundamental na construção da cidadania, primordial para a formação de uma sociedade mais sensível, criativa, responsável e ética”.

A comunidade pode esperar muita novidade boa para a edição 2021. O projeto ganhou com recurso público oriundo do Edital de apoio às Culturas por meio da Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Além das aulas com Guilherme Porte, os participantes terão acesso a oficinas com artistas convidados como Guilherme Trautmann, Amanda Fontanela e Giovanna Bittencourt. O coordenador pedagógico Vicente Concilio (UDESC) fará ainda uma atividade com os participantes junto ao Centro de Artes da Udesc, e as apresentações finais pretendem promover um intercâmbio com o Centro Comunitário do bairro Sambaqui.

A nova fase do projeto está marcada pela bela arte de Laura Albuquerque, designer e moradora do Ribeirão que soube traduzir as belezas naturais do bairro com sua riqueza cultural. E tem “max”! Nosso querido Guilherme Porte acaba de passar no Mestrado em Teatro pela Udesc com foco no Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha, sob orientação do professor Flávio Desgranges.

Serviço:

Quando? Quartas (18h às 20h) e Sábados (14h às 16h).
Onde? Por conta da pandemia, o curso iniciará no formato online e, quando possível, terá atividades presenciais no Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha.

Duração do Curso? de julho a setembro de 2021 (com direito a certificado)

Quem pode participar? Qualquer pessoa entre 8 a 80 anos (intergeracional).
Classificação: Livre.

Todas as atividades são gratuitas
Vagas?
20 vagas*, sendo 15 vagas para moradores do Ribeirão da Ilha, Tapera, Alto Ribeirão e Rio Tavares, e mais 5 vagas para pessoas de outras localidades.
* Serão reservadas 7 vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Como se inscrever?
Enviar as informações abaixo por e-mail ou por WhatsApp:
Enviar todos os dados do/a participante: nome completo, RG, CPF, e-mail, bairro em que reside.
Se a pessoa participante for menor de idade é preciso enviar também os dados da pessoa responsável legal: nome completo, RG, CPF, bairro em que reside.

Contatos para inscrições: WhatsApp: 49 98843-8484 Guilherme Porte
E-mail: teatrocomunitariodoribeirao@gmail.com