Teatro on-line: Palhaçada à la CARTE

Projeto financiado pelo Fundo Municipal faz presentações no Youtube de 11 a 13 de junho

Teatro on-line: Palhaçada à la CARTE
Teatro on-line: Palhaçada à la CARTE
Teatro on-line: Palhaçada à la CARTE

Combater toxinas emocionais é a missão de agentes “altamente treinados” no espetáculo Palhaçada à la CARTE, da Traço Cia de Teatro, que será apresentado de 11 a 13 de junho no canal de YouTube da companhia Traço Cia de Teatro, em comemoração aos seus 20 anos de trajetória. No total serão cinco transmissões, cada uma com o espetáculo gravado em uma região de Florianópolis.

Em Palhaçada à la CARTE, agentes colocam em teste uma inovadora receita palhacística que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade. A conturbada relação revelará os ingredientes perfeitos para desintoxicar a vida. Após muitas tentativas e ajustes, eles descobrem o segredo de sua receita: alimentar o coração. Em cena, a chefe Malagueta (Paula Bittencourt), a gerente Gretta Panschetta (Greice Miotello) e o estagiário Jubi (Egon Seidler), com direção de Débora de Matos. 

Para gravar os espetáculos neste cenário pandêmico delicado que vivemos, a companhia precisou se reinventar. 

“O projeto foi concebido pré-Pandemia. Então tivemos que adaptar o contexto diante de algo tão duro e real como o que estamos vivendo. Antes era fácil brincar, fazer essa alusão a uma pandemia e depois levar as pessoas a pensarem em ‘toxinas emocionais’. Agora, o imaginário coletivo tem um lugar muito concreto de pensamento sobre o tema, de dor, de sofrimento, etc.  Mas temos a palhaçaria a nosso favor, com empatia, carinho e abraço a essa realidade”, reflete Débora de Matos, diretora do espetáculo.

O projeto Palhaçada a la CARTE é financiado com recurso público oriundo do edital de apoio às culturas 2019/2020. A realização é da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Fundo Municipal de Cultura.


Cinco apresentações, cinco transmissões ao vivo

O primeiro espetáculo a ser transmitido, no dia 11 de junho, às 20h, foi gravado no Centro da cidade. O segundo, no dia 12, às 10h, no Sul da Ilha. No mesmo dia, mas na parte da tarde, às 16h, será transmitido o espetáculo gravado no Norte da Ilha. Por fim, no dia 13 de junho, às 10h e 16h respectivamente, vão ao ar as gravações do Leste da Ilha e Continente.

“Partimos da ideia de ocupar a cidade com apresentações artísticas, de valorizar espaços públicos como lugares para a brincadeira, para o encontro, para a festa, para a celebração e para a criação de memórias. E fizemos isso abraçando a cidade, gravando o espetáculo em suas cinco regiões. Agora, na apresentação on-line do espetáculo, estamos buscando, por meio do riso e da palhaçaria, estabelecer um encontro afetuoso e potente, mediado pela tecnologia”, afirma Egon Seidler, ator e coordenador do projeto. 


Residência artística on-line e gratuita

Além da gravação e transmissão do espetáculo, a Traço Cia de Teatro irá promover um evento de formação para artistas, que terá como ponto de partida a execução do projeto – a produção, gestão e análise de um projeto cultural voltado a apresentações em diferentes regiões de uma cidade. A residência será on-line e gratuita, voltada a artistas, de 21 a 24/6, das 18h30 às 21h30. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas pelo blog da Cia. (tracoteatro.blogspot.com) até o dia 17/06.

“Em nossos 20 anos de atividade, percebemos a necessidade de instrumentalização dos artistas locais em áreas fundamentais para a concretização e continuidade de seus trabalhos artísticos”, conta a atriz Greice Miotello.

São 15 vagas que serão prioritariamente distribuídas pelas 5 principais regiões da cidade (3 vagas por região – Continente, Centro, Leste, Norte e Sul). 


Sobre a Traço

Em 2021 a Traço Cia. de Teatro comemora 20 anos de trabalho. Em sua trajetória, a figura do Palhaço se revelou o principal recurso pedagógico de pesquisa, formação e criação. Assim, desenvolve uma linguagem própria, pautada no encontro entre atores e espectadores, na busca de estabelecer uma relação livre, direta e potencialmente transformadora. Essa característica e a parceria com a organização internacional Pallasos en Rebeldía trouxeram o experimento de diferentes territórios, como a rua, comunidades de periferia, hospitais, zonas de conflito e o trabalho junto a povos originários e/ou desprovidos de direitos básicos. A Traço Cia. de Teatro resiste, acalmando a brasa do mundo, e luta para manter o brilho nos olhos, retomando e movendo os sonhos.


Palhaçada à la CARTE
Transmissões pelo canal de Youtube da Traço Cia de Teatro
11/06 (sex) – 20h – apresentação no Centro
12/06 (sáb) – 10h – apresentação no Sul
12/06 (sáb) – 16h – apresentação no Norte
13/06 (dom) – 10h – apresentação no Leste
13/06 (dom) – 16h – apresentação no Continente